Rio de Janeiro – A ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, inaugura amanhã (14), às 17 horas, no Museu da República, a exposição ?Jogo de damas: perfis femininos na história republicana?. A mostra conta a trajetória das 34 primeiras-damas do país no período republicano, destacando a atuação dessas mulheres como co-protagonistas de momentos de transformação e crescimento da sociedade brasileira.

continua após a publicidade

A história das primeiras-damas será mostrada através de perfis biográficos e peças do acervo do Museu da República, como pinturas, fotografias, adornos, presentes e pertences das esposas dos presidentes.

Segundo o diretor do museu, Ricardo Vieiralves de Castro, ?as primeiras-damas sempre despertam curiosidade pública. Sem serem eleitas e sem salário, elas ocupam uma posição de poder e simbolizam ideais femininos?.

A exposição fica em cartaz até janeiro de 2007, no 1º andar do Museu da República, e pode ser vista às terças, quintas e sextas-feiras, das 12 às 17 horas, às quartas, das 14 às 17 horas, e sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. 

continua após a publicidade