O Memorial da Cidade vai abrigar, a partir desta quarta (7), uma grande exposição sobre o desenvolvimento de Curitiba e as quatro últimas décadas do planejamento da cidade. A exposição comemora os 40 anos do Ippuc, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, e terá também o lançamento de selo comemorativo oferecido pelos Correios e da 8ª edição da Revista Espaço Urbano.
A mostra "Ippuc 40 anos – Uma história de Planejamento Urbano" terá quase 900 metros quadrados, ocupando dois andares do Memorial com painéis, fotografias, maquetes, mapas, filmes e animação mostrando a evolução da cidade neste período. O projeto da mostra é do arquiteto Fernando Popp, com coordenação de Priscila Tiboni, textos da jornalista Maí Nascimento Mendonça, fotos de Lina Faria e acervos da Prefeitura.
A mostra envolveu o trabalho de todos os funcionários do Ippuc, com apoios da Fundação Cultural de Curitiba, da Secretaria Municipal da Comunicação Social, do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico e do Paraná, do Museu da Imagem e do Som e do Museu Paranaense.
"É uma viagem na história contada através do Planejamento Urbano que fez Curitiba se transformar em uma cidade que é reconhecida mundialmente por suas boas práticas urbanas", diz o presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Junior. A exposição, afirma, é dedicada a todos os que nasceram em Curitiba e os que a escolheram para morar.