Exportadores gaúchos pedem mudança na política cambial

Brasília – Representantes do setor exportador do estado do Rio Grande do Sul protocolaram hoje (10) na Assessoria Especial da Presidência da República documento em que reivindicam mudança na política cambial brasileira. Eles ressaltam, no documento, que ?em função da perda da competitividade causada pela política econômica levada adiante pelo atual governo?, nos últimos 18 meses perderam o emprego 40 mil operários dos setores de máquinas agrícolas, coureiro-calçadista, metal-mecânico e moveleiro.

O deputado Osmar Terra (PMDB-RS), que acompanhou os exportadores, afirmou que para mudar essa situação o governo deveria deixar ?o dólar ir para o valor real de mercado, suspendendo a isenção de impostos dada ao capital especulativo internacional, que vem buscar nos juros altos, sem compromisso de aqui permanecer?. Ele também cobrou do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "medidas urgentes para resolver esse drama que atinge direta e indiretamente milhões de brasileiros?.

Na opinião do parlamentar, a atual política cambial gerou uma crise no setor: "Na maioria das cidades do interior do Rio Grande do Sul, hoje, está havendo uma paralisia do comércio e da atividade econômica".

Os exportadores gaúchos anexaram ao documento uma lista com os nomes de 11 mil operários demitidos no estado nos últimos meses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo