Brasília ? Representantes de noventa e cinco empresas brasileiras participaram da feira Expocomer 2004, iniciada no dia 3 deste mês, na cidade do Panamá, garantindo vendas de US$ 4,1 milhões. O stand do Brasil foi visitado por empresários de 26 países, entre eles da Costa Rica, Equador, Nicarágua, Honduras, México, Espanha, Portugal e Estados Unidos. No ano passado o Brasil exportou para o Panamá US$ 182,5 milhões.
Participaram do evento representantes de empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pernambuco das áreas de produção de alimentos, máquinas para panificação, bombas para água, confecção, materiais de construção, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos, calçados, jóias e bijuterias, artigos para escritório e produtos de higiene pessoal.
Para o presidente da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), do Ministério do Desenvolvimento, Juan Quirós, o Panamá é um centro importante de comércio para o Brasil por ter um conjunto multimodal de transporte e um centro portuário internacional onde atuam cerca de 2.500 empresas distribuidoras nas áreas de importação e exportação. O Panamá tem a segunda maior zona franca do mundo.
