O Paraná acumulou de janeiro a agosto deste ano vendas de US$ 6,53 bilhões, segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Apenas em agosto as exportações alcançaram US$ 1,11 bilhão, alta de 15,5% sobre mesmo período de 2005. Com isso, o Paraná já responde por 7,41% na participação das exportações brasileiras.
Segundo o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, o Estado ainda precisa reverter o quadro da estiagem ocorrida no campo ? setor de produtos primários de grande importância na balança comercial ? ainda que os setores industrializados tenham mostrado grande dinamismo. ?O setor automotivo vendeu 8% a mais sobre o mês anterior e no acumulado do ano houve alta de 10% na comparação sobre os meses de 2005?, analisa.
Encomex
Seguindo a política de ações públicas voltada à chamada cultura exportadora e inserção do pequeno e médio empresário paranaense no comércio internacional, o Paraná sediará o 111.º Encontro de Comércio Exterior (Encomex), no município de Cambé, nos dias 21 e 22 de setembro. Com a participação dos governos federal, estadual e municipal além da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), empresas nacionais e dos países vizinhos dos setores de confecção, têxtil, móveis, alimentos estarão reunidas para rodadas de negócios.
O Encomex é o maior e mais tradicional evento brasileiro de exportação, realizado com o objetivo de ampliar a participação dos empresários nacionais no comércio exterior. Estão programadas rodadas de negócios, painéis, despachos executivos, esclarecimentos sobre o caminho do exportador, show-room, oficinas temáticas. ?Já contamos com 33 empresas brasileiras inscritas para uma Rodada Internacional de Negócios Multissetorial (dia 22) e esperamos a adesão de diversos estados brasileiros e de países como a Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia?, explica o secretário Bergmann II.
Hoje, Cambé concentra 2.334 indústrias com potencial e qualidade para exportação, englobando municípios vizinhos como Apucarana, Arapongas, Rolândia, Cornélio Procópio, Jataizinho, Ibiporã, além de Londrina, a terceira maior cidade da região Sul do Brasil.
Serviço: As inscrições podem ser feitas com kyona@seim.pr.gov.br, telefone 55 41 3335-1700 ou com karla.antmann@fiepr.org.br, telefone 55 41 3271-9106.