As exportações brasileiras de couros aumentaram 29% de janeiro a setembro de 2006 em comparação ao mesmo período do ano passando, crescendo de US$ 1,03 bilhão para US$ 1,34 bilhão, segundo dados elaborados pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Em setembro, os embarques em volume cresceram 24% ante o acumulado de 2005, enquanto as vendas externas somaram US$ 158,2 milhões, receita 30% superior aos US$ 121,8 milhões registrados no mesmo mês do ano passado. Já nos nove meses de 2006, as exportações de couros acabados foram 32% superiores em volume e 35% em receita, quando comparadas a 2005.
Os principais destinos do couro brasileiro de janeiro a setembro foram Itália (participação de 26,15% e aumento de 44% ante 2005), China (participação de 19,23% e elevação de 39%) e Hong Kong (15,53% e crescimento de 23% sobre o período anterior).
Os demais compradores do produto nacional foram os Estados Unidos, Coréia do Sul, Indonésia, Taiwan, Países Baixos e Vietnã. As exportações para os norte-americanos cresceram 33%, saindo de US$ 116,4 milhões para US$ 154,8 milhões. No acumulado, os embarques aos sul-coreanos aumentaram 13%, de US$ 28,8 milhões para US$ 32,5 milhões. Continua a merecer destaque a expansão das vendas externas para a Indonésia, que saltaram de US$ 4,9 milhões para US$ 29,9 milhões, um aumento da ordem de 508%. Já as vendas para Taiwan cresceram 3%, de US$ 24,1 milhões para US$ 24,9 milhões, enquanto os Países Baixos importaram 1% a mais, saindo de US$ 23,3 milhões para US$ 23,6 milhões.
Outro país da Ásia que manteve forte e contínua elevação das importações de couros brasileiros foi o Vietnã, com incremento de 214%, saindo de US$ 7,4 milhões para US$ 23,4 milhões.