As exportações do Paraná atingiram a marca de US$ 855 milhões em setembro deste ano. O resultado foi 8,8% maior que o verificado no mesmo período do ano passado, quando as vendas internacionais do Estado totalizaram US$ 825 milhões. Com isso, o Paraná fechou o último mês com 6,81% na participação nacional, colocando o Estado na quinta posição entre os maiores exportadores do país. Os números são da Secretaria de Comércio Exterior e foram divulgados nesta segunda-feira (16) pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul.
Segundo o secretário estadual, Jacir Bergmann II, os dados ainda iniciais da Secretaria de Comércio Exterior ? que não trazem os demais índices como importações paranaenses, principais mercados de destino e produtos comercializados ? já demonstram vitalidade no comércio exterior no Paraná. ?Estiagem, queda no valor das commodities e alta do dólar comprometeram o mercado internacional para nossos exportadores. Voltamos a avançar, e a saída está nos produtos com maior valor agregado?, diz. Ainda de acordo com o secretário, ?a transformação de Estado que visa apenas o agronegócio para Estado altamente industrializado é uma conquista em etapas e que o Paraná está encontrando seu caminho?.
Missões ? Uma das iniciativas para colocar o pequeno e médio empresário estadual em contato com o mercado externo vem das missões internacionais realizadas pelo governo estadual. Ao lado de entidades empresariais, o Governo do Estado já promoveu mais de 25 missões governamentais e empresariais, agrupando iniciativas para acordos de promoção e parcerias com outros países e para a realização de rodadas de negócios entre empresários estrangeiros e paranaenses. ?São iniciativas que levaram o nome, a credibilidade e a qualidade dos produtos aqui fabricados para todas as partes do mundo?, explica o secretário Bergmann II. ?As missões estão, sem dúvida, refletindo na balança comercial do Estado. São negócios fechados durante o encontro ou que se efetivam em outro momento?, resume.