Arquivo / O Estado |
Desde a última sexta-feira, mais |
O principal porto graneleiro do Brasil confirma, nessa semana, sua liderança nas exportações de soja. Desde a última sexta-feira, mais de 139 mil toneladas do grão estão sendo embarcadas pelo Porto de Paranaguá, colaborando para que os embarques em 2005 superem os volumes registrados no mesmo período do ano passado. Através dos embarques dos navios ?Liberty Wave?, ?Marigo?, Aghios Makarios? e ?Liliana Dimitrov?, o Porto de Paranaguá completará no acumulado do ano 5,05 milhões de toneladas, contra 5,02 milhões de toneladas movimentadas no mesmo período de 2004.
Com estes dados, somados à projeção de embarcações que aportarão em Paranaguá nos próximos dias, já é possível, também, vislumbrar ? antes mesmo de terminar o ano ?, que o porto está prestes a superar o total de 2004, quando foram embarcadas 5,08 milhões de toneladas. Situação que será atendida com o embarque dos navios programados para chegar ao Porto nos próximos dias, como o ?Standard Vigor?, que estará em Paranaguá na próxima sexta-feira para receber 25 mil toneladas de soja.
A notícia dos volumes superiores foi avaliada pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, como mais uma prova de que é possível atuar com qualidade dos serviços e logística eficiente sem provocar filas de caminhões ou de navios. ?Superaremos os volumes de 2004, assim como superamos a quebra na safra e a desvalorização do dólar, que fez com que o mercado exportador se retraísse, aguardando a prática de melhores preços no comércio internacional?, afirma Eduardo Requião.