O Brasil exportou 1,9 milhão de toneladas de frango no ano passado, o equivalente a US$ 1,8 bilhão. Os dados são da Abef (Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango). Trata-se da maior performance da história das exportações de frangos tanto em volumes como em receita cambial, segundo a Abef.
Em volumes, as vendas externas de frango cresceram 20% na comparação com 2002, e, em dólares, houve aumento de 29%. As exportações de frango inteiro aumentaram 18% entre 2002 e 2003, enquanto as vendas externas de cortes cresceram 20% no período. Já o comércio de industrializados teve expansão de 50%. Os Brasil encerrou 2003 com vendas para cerca de 120 países, 20% a mais do que no ano anterior.
Os principais destinos do frango brasileiro no ano passado foram: Uzbequistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Líbano, Lituânia, Bósnia, Hungria, Canadá, Venezuela e Cuba. A meta para 2004, de acordo com a Abef, é atingir um crescimento sustentado superior a 10% nos volumes exportados e de 15% na receita cambial. A intenção do setor é acessar novos mercados a partir deste ano como Estados Unidos, Coréia do Sul, México e Chile. (FolhaNews)