A explosão de uma bomba no momento da passagem de um comboio policial provocou hoje a morte de nove agentes de segurança no oeste do Afeganistão, informaram autoridades locais. Um policial ficou gravemente ferido.
O comboio policial viajava pelo distrito de Bakwa, na província de Farah, quando foi atingido pela explosão, informou Baryalai Khan, porta-voz da polícia local. O comandante da polícia do distrito de Bakwa está entre os mortos.
O comboio era composto por três veículos. Um dos carros foi totalmente destruído, disse Zemerai Bashary, porta-voz do Ministério de Interior do Afeganistão. O oeste do Afeganistão passou os últimos anos relativamente à parte da violência que aflige o sul e o leste do país. A região, porém, serve de rota para traficantes de drogas. Além disso a região oeste faz divisa com Helmand, no sul afegão, onde forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) protagonizam uma ofensiva contra a milícia fundamentalista islâmica Taleban.
Ontem à noite, rebeldes supostamente vinculados ao Taleban atacaram um posto de polícia em Farah, perto da fronteira com o Irã. Dois insurgentes morreram e um ficou ferido no incidente, disse hoje um porta-voz do Ministério de Interior.
Enquanto isso, na província sulista de Helmand, soldados americanos e afegãos entraram em choque com supostos rebeldes. Dois supostos insurgentes morreram, informou o comando militar dos Estados Unidos.