Pelo menos três pessoas morreram – entre elas um bebê – e nove ficaram feridas nesta quinta-feira (23) na explosão de uma bomba plantada perto de uma estação de trem no noroeste da Índia, informou a polícia. A bomba foi detonada dentro de um riquixá motorizado estacionado do lado de fora da estação ferroviária de Gauhati, capital do Estado de Assam, com forte presença de grupos insurgentes.

continua após a publicidade

Um homem, sua mulher e seu filho de 18 meses foram mortos, enquanto nove pessoas se feriram gravemente na forte explosão, segundo o oficial de polícia Rajen Singh.

A bomba explodiu pouco antes de o trem Expresso Rajdhani, proveniente de Nova Délhi, entrasse na estação de Gauhati.

Nenhum grupo assumiu de imediato a autoria do atentado, mas Rajen culpou a Frente Unida de Libertação de Assam (ULFA, por sua sigla em inglês) – um grupo separatista que geralmente ataca alvos do governo. "Estamos certos de que os rebeldes da ULFA estão por trás da explosão", disse o oficial.

continua após a publicidade

A UFLA, que luta pela independência de Assam desde sua criação, em 1979, retomou seus ataques depois que o governo de Nova Délhi suspendeu as negociações de paz com o grupo em setembro passado.