O brasileiro descobriu o kiwi, suas propriedades, sua alta taxa de vitamina C e seu sabor um tanto ácido e bem próximo ao do morango. Com o tempo, começou a ganhar espaço nas alquimias gastronômicas dos chefs por aqui estabelecidos, a ponto de hoje já estar presente em várias opções do cardápio, não apenas como sobremesa, a mais comum delas, mas também em entradas e pratos principais.
Como entradas, as atraentes rodelas do kiwi podem muito bem ser incorporadas a um salpicão, como decoração ou mesmo na própria mistura dos ingredientes. Outra idéia é incluir a fruta nas receitas básicas do coquetel de camarão, contribuindo com o interessante contraste de cores. Como prato principal, duas sugestões, uma com peixe e outra com carne. A de Salmão ao molho de kiwi e laranja é de fácil execução e rápida para ser preparada em uma ocasião informal ou até mesmo no dia-a-dia. Já as Costeletas encapadas de carneiro ao kiwi e camembert exigem um pouco mais de trabalho na elaboração e podem ser reservadas para ocasiões especiais. Mas nada que a execução esteja fora do alcance de qualquer um de nós.
Mas ainda é entre as sobremesas que o kiwi transita mais à vontade. Como na sugestão da confeiteira Genoveva Maria de Jesus, do hotel Slaviero Palace, a Torta musse de kiwi, que divide em camadas o pão-de-ló, o creme de leva geléia de kiwi e a calda de kiwi, com um belíssimo resultado visual, antecipando o sabor.
Com a combinação de mascarpone pode ser feito o Frescor ao kiwi (uma tradução para o que os franceses costumam chamar de fraîcheur), com os pedaços da frutas macerados com manjericão, em interessante combinação. Também é possível servi-los de forma original, os Kiwis na casca, recheados e cobertos com creme de leite e açúcar mascavo. Isso para não fugirmos da receita que poderia ser a mais tradicional, a Torta de kiwi, elaborada sob os mesmos princípios de outra qualquer torta de fruta, mas com a vantagem da apresentação pelo que se ressalta da cor verde do kiwi cortado.
As idéias estão aí. Agora é só escolher e dar um toque especial à sua mesa.
Bom apetite!
Salmão grelhado ao molho de kiwi e laranja
Ingredientes:
2 postas de salmão (180g cada)
Azeite de oliva extra virgem
– sal e pimenta do reino, a gosto
– ½ colher (chá) de amido de milho
– 2 colheres (sopa) de suco de laranja
– 80 g / 1 kiwi, descascado
– 1 colher (chá) de azeite
– ½ colher (chá) de vinagre de vinho branco
Tempere as postas de peixe com sal e pimenta e pincele com o azeite de oliva. Aqueça bem uma grelha, uma chapa ou uma panela de ferro e grelhe o salmão 7 minutos de um lado, virando e grelhando mais 5? do outro lado.
Dissolva a maisena no suco de laranja. Leve ao fogo baixo e mexa até engrossar. Retire o molho do fogo, coloque no liquidificador e acrescente o kiwi, o azeite e o vinagre. Bata por alguns segundos até obter um creme homogêneo. Retire do liquidificador e sirva sobre o peixe.
Rendimento: 2 porções.
Costeletas encapadas de carneiro ao kiwi e camembert
Ingredientes:
6 costeletas de carneiro
2 kiwis
150 g de queijo camembert
300g de massa folhada
1 gema de ovo
Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Pré-aqueça o forno a 180º. Ponha as costeletas em uma assadeira e leve ao forno por cerca de 10 minutos, o suficiente para dourar levemente. Retire e aumente a temperatura do forno para 240º.
Descasque os kiwis e corte-os em rodelas.
Retire a crosta do camembert e divida-o em 6 porções.
Recorte 6 retângulos da massa folhada.
Sobre cada retângulo de massa ponha um pedaço de camembert e duas rodelas de kiwi. Ponha uma costeleta por cima, tempere com sal e pimenta e feche a massa em volta, formando um pacote e deixando a ponta dos ossos para fora.
Pincele cada pacote de massa com a gema de ovo e leve ao forno, para dourar, por cerca de 10 a 15 minutos.
Sirva com risoto ou cuscuz.
Rendimento: 6 porções.
Torta musse de kiwi
Confeiteira Genoveva Maria de Jesus, do hotel Slaviero Palace
Calda:
6 kiwis
200 ml de água
400 g de açúcar
Faça uma calda em ponto de fio com água e açúcar. Acrescente kiwi batido no liquidificador e deixar formar uma calda cremosa.
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de Leite
12 g de gelatina sem sabor
20 ml de suco de limão
6 claras em neve
200 g de geléia de kiwi
Misture o leite condensado com limão, creme de leite e a geléia (reserve).
Bata as claras em neve e acrescente a gelatina após dissolvê-la em 6 colheres de água fria no banho-maria. Acrescente o creme, mexendo de leve.
Montagem
2 discos de pão-de-ló
1.a camada pão-de-ló
2.a camada creme
3.ª camada pão-de-ló
4.a camada de creme
cobrir com geléia de kiwi
Levar ao congelador por 30 minutos.
Frescor de kiwi
Ingredientes:
6 kiwis
3 folhas grandes de manjericão fresco
100g de mascarpone
4 colheres (chá) de mel
Chantilly (ou creme de leite fresco batido com açúcar)
Amêndoas em lascas
Descasque os kiwis, bata três deles no liquidificador com o manjericão e corte os demais em pedaços pequenos.
Divida essa mistura em taças individuais, junte a cada uma delas 4 colheres (chá) de mascarpone, 1 colher de mel e cubra com o chantilly.
Passe as amêndoas em lascas por uma pequena frigideira antiaderente para dourar e espalhe por cima.
Rendimento: 6 porções.
Kiwis na casca
Ingredientes:
4 kiwis maduros, mas firmes
½ banana
Suco de ½ limão
açúcar mascavo
Modo de fazer:
Sem descascar, corte as pontas dos kiwis. Com uma pequena colher, retire toda a polpa da fruta, tendo o cuidado de não perfurar a casca.
Corte a polpa em pedaços pequenos. Corte a banana também em pedaços pequenos e misture com os kiwis. Regue com o suco de limão e junte 2 colheres (sopa) do açúcar mascavo. Misture tudo, delicadamente.
Recheie os kiwis com essa mistura e sobre cada um deles ponha 1 colher (sopa) de creme de leite, salpicando açúcar mascavo por cima.
Rendimento: 4 porções.
Torta de kiwi
Ingredientes:
Massa
250 g de bolachas amanteigadas (suficiente para fazer 1 ½ xícara)
6 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de açúcar
Recheio
500g de cream cheese
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos
¼ de colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
6 kiwis, descascados e cortados em rodelas
Aqueça o forno a 180º.
Triture as bolachas em um processador ou em um saco plástico, passando o rolo de macarrão. Adicione a manteiga e o açúcar e misture bem, para ter uma massa homogênea. Pressione a mistura no fundo e nas bordas de uma forma com 25cm de diâmetro de aro removível. Reserve.
Em uma batedeira, em baixa velocidade, bata o cream cheese, o açúcar mascavo e a baunilha, até obter um creme uniforme e macio. Adicione os ovos, um de cada vez e passe para média velocidade, batendo até que se incorporem bem. Reduza outra vez a velocidade e junte a farinha de trigo e o sal. Bata até que tudo esteja bem misturado.
Despeje o recheio na forma e leve ao forno. Asse por 35 a 45 minutos, até que o recheio esteja firme no centro. Retire do forno e deixe esfriar à temperatura ambiente. Leve à geladeira e deixe o mínimo de duas horas ? ou de um dia para o outro.
Para servir, remova a lateral da forma, arranje os kiwis em círculos concêntricos, sobrepondo ligeiramente as camadas. Volte ao refrigerador se não for servir imediatamente.
Rendimento: 6 porções.