Exército espera que invasores saiam pacificamente de Tucuruí

Brasília – O Exército está com cerca de 500 homens e dois helicópteros nas imediações da Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, para preservar o local e garantir o funcionamento da usina, segundo informou nesta quinta-feira (24) o comandante militar da Amazônia, general Cerqueira Filho, em entrevista à Agência Brasil. O general disse que a ?situação está sob controle? e que os invasores deverão passar a noite na usina. De acordo com ele, cerca de 100 pessoas ainda ocupam a hidrelétrica de Tucuruí.

Militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e Via Campesina, entre outros, ocupam a sala de controle da hidrelétrica desde ontem (23).

O comandante espera que eles sejam vencidos pelo cansaço. ?O Exército já chegou na área. A área está cercada e está havendo uma negociação para o pessoal sair de lá pacificamente, vamos aguardar a noite inteira para que amanhã possamos tomar outras providências, caso seja necessário. Acredito que eles provavelmente devem sair amanhã (25)?.

De acordo com o general Cerqueira, o Exército não tem nenhuma ação prevista para hoje. ?Em princípio, não. A não ser que haja uma ação por parte deles tentando bloquear o fornecimento de energia ou qualquer ato de depredação, aí nós teremos que intervir. Fora isso, não há motivo. O objetivo é que eles saiam pacificamente lá da área?.

O comandante acha pouco provável que algum representante do governo federal deixe Brasília em direção a Tucuruí. Os movimentos sociais pedem uma reunião com a Casa Civil, ministérios de Minas e Energia e da Educação para deixar o local.

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) informou hoje que os acessos da usina foram isolados pela tropa federal e que efetivos do Comando Militar da Amazônia, subordinados à 8ª Região Militar/ 8ª Divisão de Exército (Belém/PA) foram chamados para cumprir a reintegração de posse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo