Exames preliminares não confirmam aftosa no Paraná

boi2271005.jpg

O resultado dos exames realizados até agora nas amostras colhidas dos animais com suspeita de febre aftosa no Paraná não é conclusivo. A informação foi prestada em Brasília pelo secretário nacional de Defesa Agropecuária, Gabriel Maciel, logo após o encerramento do Fórum Nacional de Secretários da Agricultura.

Segundo o secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, que participou do evento, Gabriel Maciel afirmou textualmente que não se chegou a nenhum resultado conclusivo nas amostras coletadas de ?epitélio? e ?raspado de mucosa de língua e de esôfago faringeano?.

Portanto, disse Pessuti, não dá para confirmar ainda a ocorrência de foco de febre aftosa no Paraná. ?Como não há nenhum laudo conclusivo, o Estado permanece na condição de suspeito?, declarou o secretário.

Quanto a demora na divulgação do resultado, Pessuti afirma que o Paraná não está fora do prazo em comparação ao procedimento adotado pelo Mato Grosso do Sul. ?Lá, eles anunciaram a suspeita para o Ministério da Agricultura no dia 1º de outubro e o resultado saiu só no dia 10. É o que está acontecendo com o Paraná?.

O material chegou no laboratório no dia 22 e, desde então, estão sendo encaminhadas novas coletas solicitadas para contraprova. De acordo com Pessuti, se outras contraprovas não forem solicitadas pelo laboratório que realiza os exames, o único credenciado pelo Ministério para esse tipo de análise, é provável que o resultado saia até esta sexta-feira, dia 28.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo