Lisboa (AE) – Ainda na condição de ministro da Casa Civil, o deputado José Dirceu (PT-SP) pediu em junho, na sua última passagem por Lisboa, um encontro com o ministro português responsável pela área de telecomunicações. O governo de Portugal confirmou hoje que Dirceu queria se reunir com o ministro de Obras Púbicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, que substituiu Antônio Mexia no cargo após as eleições de fevereiro.

continua após a publicidade

Mexia foi o ministro que recebeu o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, no ano passado, apresentado pelo presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa. Mexia chegou a declarar ao jornal português "Expresso" que o empresário mineiro teria se apresentado como "consultor" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o Ministério de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o pedido de Dirceu não foi atendido. "O tal encontro não se chegou a realizar", afirmou a assessoria de imprensa do ministro. O governo português não informou, porém qual seria a agenda da reunião nem o motivo que impossibilitou o encontro.

O então ministro Dirceu esteve na capital portuguesa nos dias 7 e 8 de junho, quando se reuniu com empresários e políticos. Na semana passada, porém, o embaixador do Brasil na capital portuguesa, Antônio Paes de Andrade, garantia, em conversas com jornalistas, que Dirceu havia passado por Lisboa apenas para "reuniões acadêmicas com intelectuais de esquerda".

continua após a publicidade

Depoimento – A Portugal Telecom não quis comentar as declarações feitas ontem (09) por Valério à CPI do Mensalão. O depoimento – acompanhado atentamente pela empresa – confirmou o que foi dito pelo presidente da Portugal Telecom, Miguel Horta e Costa. Ele alega que não recebeu Valério quando o empresário foi à empresa acompanhado pelo tesoureiro do PTB, Emerson Palmieri.

Segundo a reportagem apurou no sábado (06), Marcos Valério foi barrado por ter feito – na reunião anterior, cerca de dois meses antes -, uma proposta de intermediação da compra da Telemig Celular em troca de uma comissão.

continua após a publicidade