O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, disse que são grandes as chances de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer o seu sucessor em 2010. A declaração foi feita nesta quinta-feira (31) no 10º Seminário Perspectivas da Economia Brasileira – Cenário Para o Governo Lula que reuniu, em São Paulo, economistas, políticos e dirigentes de empresas, e que teve como tema a discussão da capacidade do governo de gerar as condições para que a economia brasileira cresça a taxas mais aceleradas. Nóbrega disse também que houve a concordância, nos debates, de que o País vive um de seus melhores momentos nas últimas três décadas.
Mailson da Nóbrega voltou a destacar a preservação da política econômica com um fator positivo, apesar das críticas que alguns setores da economia fazem em relação a isso, e disse que o Brasil se favorece também pela excepcional situação econômica mundial. Apesar dos elogios, ele lembrou que ainda há muito a fazer, citando como exemplo as reformas tributária e trabalhista. O ex-ministro disse ainda que é preciso resolver questões pontuais, como a dificuldade em se fazer negócios e em renovar contratos e a burocracia das licenças ambientais.
No encerramento do evento, o secretário-geral da Secretaria das Relações Institucionais, Márcio Favilla, que representou o ministro Walfrido dos Mares Guia, destacou o ambiente econômico favorável que o País atravessa. "Temos crescimento com inclusão social. Ao contrário dos ciclos anteriores, o crescimento recente vem se dando com a melhoria na distribuição de riqueza e redução da pobreza", destacou Favilla.