Ex-diretor dos Correios nega conhecimento de desvios praticados por Maurício Marinho

O ex-diretor de Administração dos Correios Antônio Osório Batista afirmou hoje em depoimento a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga denúncias de corrupção na estatal que não tinha conhecimento das atividades do ex-chefe do Departamento de Contratação dos Correios Maurício Marinho.

O ex-funcionário foi filmado recebendo R$ 3 mil reais e falando sobre um suposto esquema de corrupção na estatal que envolveria o PTB e o seu presidente na época, deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Na gravação, Marinho citou o nome de Osório Batista, que foi indicado ao cargo pelo PTB. Batista afirmou que nunca pediu ou recebeu dinheiro de ninguém. "Quem conhece minha história sabe que nunca faria isso", afirmou.

Antônio Osório disse ter sido ele quem chamou Marinho para atuar na área de contratação. Segundo o ex-diretor, o currículo do ex-funcionário foi encaminhado pelo deputado José Chaves (PTB-PE). Ele contou ter escolhido Maurício Marinho pelo seu histórico de trabalho e disse que o considerava um "excelente profissional". O ex-diretor afirmou ainda que Marinho não tinha contato próximo com Jefferson. De acordo com ele, o ex-funcionário viu o deputado apenas duas vezes: a primeira, durante uma festa de aniversário e outra quando Jefferson fez uma visita aos Correios. "Acho que ele queria vender um prestígio que não tinha", afirmou.

Osório disse que ficou "chocado" quando viu a gravação no dia 15 de maio na companhia de Roberto Jefferson e Roberto Salmeron, ex-presidente da Eletronorte. Ele contou que, no dia seguinte, pediu o afastamento do Marinho e a investigação sobre o caso. O depoimento de Osório Batista foi interrompido no início da tarde. O relator da CPMI, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que ainda tem muitos questionamentos para fazer a Osório Batista sobre os Correios e contratos de licitação. "Algo indica que não havia muita seriedade na pesquisa de preço", afirmou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo