Rio – O ex-cônsul da França no Rio Philippe Dupont foi detido ontem à tarde quando embarcava para Paris no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O motivo: ele tinha na bagagem despachada 300 CDs, cópias de álbuns de rock progressivo e psicodélico dos anos 60 e 70. Dupont explicou à Polícia Federal que os discos foram copiados por um amigo brasileiro, colecionador deste tipo de música e que, na França, este tipo de reprodução não é considerado pirataria, pois não envolveu qualquer tipo de pagamento.

continua após a publicidade

Entre os discos, os grupos mais conhecidos era The Doors e Grand Funk Rail Road, ambos extintos nos anos 70. A PF apreendeu os discos para perícia, mas liberou o cônsul. Segundo os agentes da PF, os discos foram apreendidos para verificação de conteúdo e se são piratas ou não. "A lei permite que qualquer pessoa faça cópia para seu próprio benefício, mas não deixa claro se dar essa cópia para outra pessoa é legal ou não", explicou um agente.

O cônsul viajava com sua mulher, Françoise, e passou um mês de férias no Rio, depois de cumprir um ano no cargo. Ele disse que não procurou a embaixada porque não estava mais em caráter oficial e não havia cometido qualquer ilegalidade.

continua após a publicidade