Ex-assessor da campanha de Lula articulou negociação do dossiê, diz PF

Brasília – O relatório parcial das investigações da Polícia Federal sobre o dossiê, cuja divulgação foi autorizada pela Justiça Federal, mostra que o ex-funcionário da campanha eleitoral de Lula, o analista de mídia e risco Jorge Lorenzetti, foi o articulador de todos os contatos para analisar e negociar os documentos que envolveriam políticos tucanos na compra superfaturada de ambulâncias.

Segundo o material, o empresário Luiz Antonio Trevisan Vedoin, dono da Planam e acusado de chefiar as fraudes das ambulâncias, teria tido um contato com Valdebran Padilha, filiado ao Partido dos Trabalhadores no Mato Grosso e que levou o contato a Lorenzetti.

A partir daí, o ex-funcionário da campanha solicitou ao ex-agente da PF Gedimar Passos e a uma ?pessoa com formação bancária?, que seria Expedito Veloso, para analisar os documentos oferecidos por Vedoin. Os dois, junto ao ex-secretário executivo do Ministério do Trabalho Oswaldo Bargas, foram até Cuiabá analisar o dossiê.

Lorenzetti, segundo os depoimentos do relatório parcial, reafirmava que a negociação não envolvia dinheiro e que não ?tem a menor idéia onde Gedimar Passos conseguiu todo o dinheiro? que estava com ele num hotel de São Paulo, onde aguardavam o tio de Vedoin para trocar o material.

A parte do relatório da PF que mostra as conclusões parciais dos trabalhados registra que Lorenzetti foi a pessoa que articulou no âmbito nacional a compra do dossiê. Ele distribuiu funções específicas de análise e entrega. ?Tudo sob seu comando e, estranhamente, não sabia do dinheiro?, diz o relatório da Polícia Federal.

Agora, o relatório parcial mostra cinco pontos para os próximos passos da Polícia Federal no caso. Entre eles, checar a origem dos dólares apreendidos, seguir a investigação sobre os reais suspeitos de terem ligação com o jogo do bicho no Rio de Janeiro, além de ouvir novos depoimentos de todos os envolvidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo