Londrina – Secretários de Agricultura de todo o País vão se reunir amanhã (6), em Londrina, para discutir uma saída para crise do setor e o pacote de ajuda aos produtores rurais que está sendo preparado pelo governo federal. A agenda do encontro prevê ainda, entre outros temas, a análise de propostas para reforçar o combate à febre aftosa, principalmente nas regiões de fronteira, e das medidas preventivas que estão sendo adotadas contra a gripe aviária.
O encontro, previsto para durar o dia todo, será coordenado pelo secretário de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Gabriel Maciel. O Fórum Nacional de Secretários de Agricultura será a primeira atividade da 46ª. Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que será realizada este ano sob o estigma da febre aftosa. Seis focos de aftosa foram extirpados no Estado há uma semana depois de cinco meses de embate entre o governo do Estado, que rejeitou o diagnóstico, e o Ministério da Agricultura, que o confirmou.
Por causa das limitações impostas ao trânsito de animais procedentes do Mato Grosso do Sul e das regiões do Estado onde houve a confirmação da doença, serão expostos 9 mil animais, mil a menos que no ano passado. Os leilões terão diminuição significativa: no ano passado foram 36; este ano serão 20. Os organizadores da feira esperam, no entanto, repetir o faturamento do ano passado, que foi de R$ 160 milhões.