Acontecerá em Curitiba de 2 a 5 de agosto, o I Encontro sobre Direito e Cultura Latino-americanos: Diversidade, Identidade e Emancipação. Nos três dias de programação estão previstas conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos, que terão como foco das discussões as leis e as instituições jurídicas e sua relação com a exclusão social no Brasil e nos países da América Latina.
?O evento está sendo preparado desde o ano passado e tem como principal objetivo a integração entre a universidade, os movimentos sociais e as entidades de classe, além da comemoração dos 10 anos da RENAP – Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares. Na abertura será realizada uma homenagem, com a entrega de uma placa, a Plínio de Arruda Sampaio, um dos idealizadores da RENAP? comenta Eduardo Faria, presidente do Centro de Estudos Jurídicos da pós-gradução em Direito da Universidade Federal do Paraná.
Participarão do encontro, entre outros, Boaventura de Sousa Santos, português, doutor em Sociologia do Direito, professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Professor Visitante da London School of Economics e das Universidades de São Paulo, Wisconsin-Madison e Los Andes; Carlos Frederico Marés de Souza Filho, brasileiro, doutor em direito, professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; e Nina Pacari, equatoriana, ministra das Relações Exteriores do Equador.
O Encontro está dividido em três eixos, o primeiro volta-se ao destaque da diversidade cultural e jurídica latino-americana, passando pela pontuação do perfil excludente e eurocêntrico do direito moderno; no segundo serão discutidas as práticas comuns dos povos e dos seus sujeitos da América Latina, dando relevância à identidade jurídica e cultural latino-americana; e o terceiro almeja fomentar os participantes à formação de novos saberes jurídicos, de essência latino-americana, com vistas à emancipação dos sujeitos negados pelo direito de matriz européia, por meio da tomada de consciência e da luta pela afirmação e pela eficácia dos seus direitos coletivos. Ao final será apresentada a Carta do I Encontro de Direito e Cultura Latino-americanos, documento que reunirá os resultados das discussões.
?Como umas das possibilidades de continuidade das atividades do evento, está a articulação de uma rede de integração latino-americana de discussão e luta pelos direitos dos povos? , continua Faria.
O evento também contará com a participação de entidades civis e movimentos sociais. Durante todos os dias do evento, haverá uma programação paralela com atividades culturais e mostras de arte, feira de produtos da economia solidária e outras expressões populares.
A organização está sendo feita pelo Centro de Estudos Jurídicos da Universidade Federal do Paraná (Cejur/UFPR), que reúne alunos e professores de mestrado e doutorado do curso de Direito.
As atividades acontecerão no Teatro e no pátio da Reitoria da UFPR. Mais informações na página na Internet: www.cejur.org.br, pelo e-mail: evento@cejur.org.br ou pelo telefone: 55(41) 3310-2728