A Emater do Paraná promove, na próxima sexta feira, um dia de campo com produtores de uva de Quatro Pontes, na região Oeste do Estado, marcando o início da primeira colheita comercial de uva no município. Já nesta safra, serão colhidos 50 mil quilos de uva destinadas à mesa, suco e produção de vinho. Dos viticultores assistidos pela Emater desde ao início do trabalho na região, há quase três anos, quatro vêm produzindo uva orgânica. Além de obterem um preço diferenciado, esses produtores fazem a comercialização direta em seus propriedades.
A atividade vem se firmando como mais uma opção para a agricultura familiar e viabilizado retorno às propriedades de pequenos produtores. É o caso da família Lodi, de Quatro Pontes que, com apenas 16 hectares, intensificou a suinocultura e a produção de uvas, o que permitiu o retorno de membros da família que já estavam trabalhando na cidade. Atualmente a propriedade mantém três famílias, uma das quais se dedica apenas à fruticultura.
O Governo do Estado apoiou, através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento SEAB- Paraná 12 Meses e da Emater/Pr, a implantação dos parreirais e liberou recursos para a implantação de uma cantina com capacidade para produção anual de 30 mil litros de vinho. A cantina deverá estar em funcionamento já na próxima safra de uva.
Maiores informações podem ser obtidas na Emater Quatro Pontes, com os técnicos Potrich pelo telefone (45) 252-1330, ou Nelson (45) 279-1190.