A União Européia enviará ao governo brasileiro, em 20 dias úteis, a conclusão da auditoria feita nos sistemas brasileiros de produção de carne e de identificação e certificação de origem bovina. A informação é do assessor especial da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Magno Campos da Rocha.

continua após a publicidade

Ontem (15), ele participou da reunião final que a delegação européia teve com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para relatar o cronograma cumprido no país. O Brasil terá 25 dias úteis para responder as possíveis observações contidas no relatório europeu.

A missão européia realizou a auditoria de 30 de agosto até o dia 14 deste mês, período em que visitou sete dos principais pólos brasileiros de produção pecuária. Divididos em três equipes, os europeus foram ao Rio Grande do Sul e Mato Grosso; São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo; Santa Catarina e Paraná.

Nos 16 dias da visita, os europeus levantaram todas as informações possíveis sobre a produção pecuária nacional, como o programa brasileiro de vacinação contra a febre aftosa, os inventários sorológicos (investigações para saber se há circulação viral nas zonas livres da doença), o serviço de controle da qualidade das vacinas produzidas no país e o Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

continua após a publicidade