Ribeirão Preto – A União Européia deve tornar obrigatória, ainda neste semestre, a mistura de 10% e etanol à gasolina vendida no continente. Esse foi o relato de representantes das maiores montadoras mundiais aos membros brasileiros da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio que visitaram a Alemanha na semana passada. Atualmente, a mistura no continente europeu é opcional, de 2%, mas a crescente demanda por veículos flex fuel deve antecipar as mudanças.
"As montadoras foram claras em apontar que a lógica do mercado caminha para uma mistura E10 (10% de etanol) e para mim esse assunto já é passado", disse Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Câmara Setorial do Açúcar e do Álcool e membro da Câmara Brasil-Alemanha de Comércio.
Segundo Carvalho, na reunião da associação das montadoras de veículos da Europa a Ford informou que iniciou a venda de veículos com motor para mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina (E85) na Alemanha e que 300 unidades foram comercializadas no primeiro mês. "O mais incrível é que existem apenas oito postos com abastecimento dessa mistura na Alemanha. Existe um mercado forte, independente das diretrizes", afirmou o executivo.