A Uefa pode inchar a Eurocopa para 24 seleções a partir da edição de 2012. A decisão definitiva deve sair apenas em janeiro no próximo congresso da entidade, mas o Comitê Executivo deu parecer favorável à proposta durante a reunião encerrada nesta sexta-feira (08), na Suíça.

continua após a publicidade

"Os membros do Comitê vêem a idéia como positiva e não há razão para que o congresso também não seja favorável", afirmou o diretor-executivo da Uefa, Lars-Christer Olsson. Ele acha que a medida pode ser adotada já na edição de 2012, cuja sede será definida no ano que vem entre três candidaturas: as conjuntas de Croácia e Hungria e Polônia e Ucrânia e da campeã mundial Itália.

Para isso, porém, os possíveis países-sede teriam de adaptar seus projetos para o inchaço da competição. "É possível usar os oito estádios previstos inicialmente, mas há outros fatores para avaliar, como a capacidade dos hotéis", explicou Olsson.

A idéia de aumentar a Eurocopa foi da federação da Escócia, com o apoio de Irlanda, Letônia e Suécia. A competição, iniciada em 1960 com apenas quatro seleções na fase final, aumentou para oito equipes em 1980, e em 1996 passou a ser disputada no formato atual, com 16 seleções – será assim a edição de 2008, na Áustria e na Suíça.

continua após a publicidade