Euro Atlantic vai ficar com os vôos fretados da Varig

A companhia aérea portuguesa Euro Atlantic vai ser a responsável pelos vôos fretados (charter) da nova Varig. "O plano de recuperação modificado, apresentado em 17 de julho, prevê que a Euro Atlantic realize esses vôos", afirma o presidente da empresa portuguesa, Tomás Metello. Atualmente, a Euro Atlantic tem dois aviões Boeing 767-300 voando sob a bandeira da Varig. Um faz os vôos charter e outro, os vôos regulares para Miami.

"Os vôos regulares não são tão lucrativos quanto os charter, mas nós temos uma joint venture com a Varig e estamos empenhados em apoiar a recuperação da empresa", diz Metello. No total, a Euro Atlantic tem sete aviões e atua com e sem a bandeira própria, além de fretados. "A previsão é que até 2016 multipliquemos por quatro os resultados dos charters da nova Varig", conta Metello. O plano de recuperação prevê um faturamento de R$ 9,808 milhões em 2006 e de R$ 36,723 milhões em 2016.

Em 2005, a joint venture com a Varig representou 20% dos resultados da Euro Atlantic – 21,6 milhões de euros – e 38% das "block hours" (utilização das aeronaves). Apesar de estar em recuperação judicial, a Varig não tem dívidas com a empresa portuguesa: "No consórcio, nós ficamos com a gestão. Somos nós que recebemos toda o faturamento e, depois de fazermos as contas entregamos a parte da Varig", explica Metello.

Segundo ele, a ligação com a companhia brasileira é uma questão ética para a empresa. "Quando começaram a surgir os problemas da empresa, tivemos várias propostas para deixar a joint venture com a Varig e realizarmos alianças com outras empresas. Mas nós acreditamos na recuperação." O executivo conta que entre as propostas que apareceram estava a da Summer Holidays.

Apesar de ser uma empresa pequena, a Euro Atlantic tem apresentado resultados positivos desde a sua fundação. De 2004 para 2005, teve um crescimento do lucro de 1,2 milhão de euros para 6 milhões de euros, com um retorno sobre o patrimônio de 67% em 2005, contra 22% no ano anterior. O faturamento da empresa atingiu 108 milhões de euros em 2005.

O objetivo da Euro Atlantic é abrir o capital até o primeiro trimestre de 2008. Serão vendidas em bolsa de valores 25% das suas ações. O executivo afirma que estão sendo analisadas as bolsas de valores de Londres e de Nova York.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo