Pela segunda vez desde o início da guerra, o Exército dos Estados Unidos envia uma grande unidade de volta para o Iraque sem que ela tenha tido um descanso de pelo menos um ano, disseram autoridades locais hoje. A decisão realça o esgotamento das tropas de combate dos EUA no país árabe. Uma brigada de Nova York e uma unidade de um QG do Texas retornarão no meio deste ano para o Iraque a fim de manter durante agosto o reforço militar anunciado pelo presidente George W. Bush no começo do ano.
No geral, o Pentágono anunciou que 7.000 soldados serão enviados para o Iraque nos próximos meses, como parte do esforço de manter 20 brigadas no país a fim de dar continuidade ao plano de segurança sendo implementado em Bagdá. Uma brigada tem por volta de 3.000 soldados. A unidade do Forte Hood, no Texas, retornará ao Iraque depois de pouco mais de sete meses em casa – a maior quebra até agora do objetivo do Exército de dar às unidades um descanso de pelo menos um ano depois do cumprimento de uma missão de um ano.
A brigada nova-iorquina voltará ao Iraque depois de uma pausa de dez meses e meio. Até agora, a única grande unidade que havia ficado menos de um ano nos EUA era a 3ª Brigada da 3ª Divisão de Infantaria baseada na Geórgia, que retornou ao Iraque 48 dias antes de ser completado o ano de descanso e está atualmente no país árabe.