EUA negam existência de células terroristas no Paraguai

O embaixador americano no Paraguai, James Cason, acredita que "não existem células de terroristas islâmicos", como do Hezbollah e do Hamas, em Ciudad del Leste, na região da Tríplice Fronteira (com Brasil e Argentina), segundo o senador Armando Espínola, da oposição paraguaia, que se reuniu hoje com o diplomata em Assunção.

Espínola, senador do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), que foi convidado para um café da manhã com Cason, afirmou à imprensa, após o encontro, ter tratado de vários temas com o embaixador dos Estados Unidos. "Especificamente com relação à Ciudad del Este, (Cason) esclareceu que seu país sabe que não há terroristas, mas que provavelmente existam organizações que estariam enviando dinheiro para financiar as atividades dos grupos extremistas islâmicos", afirmou.

Ciudad del Leste, capital do departamento (Estado) de Alto Paraná, 390 quilômetros a leste de Assunção, é a segunda maior cidade do Paraguai depois da capital. É um gigantesco centro comercial com milhares de lojas dedicadas à venda de eletrodomésticos, eletroeletrônicos, cigarros e uísque importados e que entram no Paraguai, aparentemente, via contrabando.

Muitas das lojas são de propriedade de imigrantes sírios e libaneses, que, embora trabalhem em território paraguaio, residem em Foz do Iguaçu, do lado brasileiro. A Embaixada americana em Assunção não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a reunião de hoje.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo