EUA grampearam Palácio da Alvorada, diz Carta Capital

Uma reportagem da revista Carta Capital denuncia que o governo norte-americano grampeou o Palácio da Alvorada e o Itamaraty. A reportagem assinada pelo jornalista Bob Fernandes entrevistou o ex-diretor do FBI no Brasil de 1999 a 2003, Carlos Costa. O diretor não confirma, nem desmente o grampo, mas ao ser perguntado por Bob Fernandes, se surpreende e indaga: “Como você soube disso?”.

Carlos Costa, português com cidadania norte-americana, diz que a Polícia Federal do Brasil é subornada por órgãos do governo norte-americano em troca de favores e serviços. “Nós compramos vossa polícia”, afirmou Costa à Carta Capital.

O diretor faz outras denúncias contra o governo norte-americano. Costa diz que o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein teria se encontrado com o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, em dezembro de 1982. Na ocasião, os dois teriam negociado compra e venda de antraz, que pode ser usado como arma química. Acusa o Brasil de não dar a atenção devida à sua soberania, conta sobre a “influência” que mantêm na imprensa brasileira, na Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), e as ações estratégicas nos países da América Latina.

A edição da revista se encontra nas bancas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo