EUA exigirá passaporte de quase todos visitantes aéreos

Praticamente todos os viajantes aéreos deverão apresentar o passaporte para entrar nos Estados Unidos a partir de 23 de janeiro, incluindo americanos que estiverem retornando para casa e pessoas provenientes do Canadá e de outras nações do Hemisfério Ocidental. A informação foi confirmada oficialmente hoje pelo Departamento de Segurança Nacional. Ontem, o secretário Michael Chertoff havia adiantado a informação.

Até hoje, o departamento não havia estabelecido uma data para instituir o requerimento de passaporte para viajantes aéreos, embora o início do programa estivesse previsto para ocorrer em algum momento do próximo ano. A obrigatoriedade de apresentar o passaporte representa uma mudança para viajantes americanos, canadenses, bermudenses e para alguns mexicanos.

Atualmente, cidadãos americanos que retornam de outros países do hemisfério não precisam apresentar o passaporte, apenas devem mostrar algum documento de identificação, tal como uma carteira de motorista. "A habilidade de fazer mau uso de documentos de viagens para entrar neste país abre a porta aos terroristas para perpetrarem ataques", afirmou Chertoff por meio de um comunicado.

Em uma outra medida que deverá ser anunciada só em janeiro de 2008, o Departamento de Segurança Nacional planeja requisitar a todos os viajantes, incluindo americanos, que entrarem nos Estados Unidos por terra ou mar a apresentação do passaporte às autoridades alfandegárias. As mudanças foram recomendadas pela Comissão do 11 de Setembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo