O desembarque de mais de 300 brasileiros que estavam presos nos Estados Unidos por imigração ilegal é esperado para o final da madrugada ou início da manhã desta quarta-feira (03) no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte.

continua após a publicidade

De acordo com o Itamaraty, dois aviões fretados pelo governo americano partiriam hoje do aeroporto de San Antonio, no Texas. A maior parte do grupo é de mineiros presos tentando entrar ilegalmente no território americano pela fronteira com o México.

A Polícia Federal montou um esquema especial para a recepção dos deportados. Eles serão ouvidos pelos agentes federais e liberados em seguida, caso não tenham problemas com a Justiça. "Até agora não se tem informações de que algum desses passageiros tem comprometimento com a Justiça", disse o delegado Ricardo Amaro, porta-voz da superintendência da PF em Belo Horizonte.

Como no ano passado, a liberação dos brasileiros foi negociada por parlamentares da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Emigração Ilegal no Congresso. Três parlamentares acompanhariam a repatriação, o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) e deputados federais Geraldo Thadeu Pereira (PPS-MG) e Nelcimar Fraga (PL-ES). Pelos cálculos da CPMI, em todo o território norte-americano há cerca de 25 mil brasileiros detidos pelo Departamento de Segurança Interna.

continua após a publicidade

Em janeiro de 2004, 277 emigrantes retornaram ao Brasil, desembarcando em Confins. Dois meses depois outros 251 desembarcaram no aeroporto da Grande Belo Horizonte. Conforme o Itamaraty, o grupo agora deportado tem cerca de 320 brasileiros. Eles seriam transportados em dois boeings 757 (prefixos TRZ 601 e TRZ 605). A previsão é que as aeronaves decolassem às 18h do Texas (20h de Brasília).