EUA aceitam discutir subsídios agrícolas com Brasil, diz ministro

O Brasil e os Estados Unidos vão trabalhar juntos para tentar resolver o problema da política norte-americana de subsídios agrícolas, um dos principais entraves à formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas).

A informação foi dada nesta terça-feira pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, após reunião com uma comitiva de 11 parlamentares norte-americanos, liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados norte-americana, o republicano Dennis Hastert.

“Eles concordaram em atuarmos em conjunto daqui para frente nessa questão”, disse Rodrigues.

O ministro disse que é preciso buscar alternativas para que os subsídios nos EUA não distorçam o mercado agrícola. “Se é impossível impedir a concessão de subsídios, seja por questões políticas ou sociais, então devemos estabelecer normas para que eles não gerem excedentes exportáveis e nem acabem criando problemas ao mercado”, afirmou Rodrigues.

Hastert, por sua vez, “alegou” que os subsídios nos EUA servem para manter a agricultura familiar.

“No meu distrito, por exemplo, o tamanho médio de uma fazenda é entre trezentos e quatrocentos hectares. São empreendimentos familiares. Por meio dos subsídios, garantimos que essas famílias de produtores continuem trabalhando na área agrícola. Essa é a finalidade dos subsídios, mas isso pode ser discutido com os outros países, para que possamos chegar a uma conclusão satisfatória para todos”, disse. (FolhaNews)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo