Curitiba foi escolhida, pela segunda vez, como sede da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Turismo – WTCC, prova que está marcada para o dia 11 de março. A cidade de Curitiba e o autódromo de Pinhais foram aprovados pelos dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A capital paranaense foi a primeira cidade brasileira a ser incluída no calendário da competição, que é um dos eventos mais importantes do automobilismo mundial.
A Corrida da FIA/WTCC acontecerá em Curitiba e Região Metropolitana por intervenção do prefeito Beto Richa. As características da cidade, como qualidade de vida, infra-estrutura para receber turistas e um pólo de indústrias do setor automotivo instalado na Região Metropolitana contaram pontos na decisão dos organizadores da prova.
Curitiba foi escolhida, no ano passado, em Monte Carlo, Mônaco, por diretores de montadoras como Alfa Romeo, Seat, Ford, Chevrolet, BMW e Lada. "O que mais impressionou os organizadores foi a estrutura e organização da cidade", afirma o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Raul Plassmann.
O Campeonato Mundial de Turismo terá a abertura da temporada 2007 em Curitiba. A prova deverá ser transmitida para cerca de 150 países. "Mais uma vez Curitiba será mostrada para o mundo", afirma o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho. "Queremos novamente reafirmar a condição de infra-estrutura de Curitiba para promoção de grades eventos", acrescenta.
No ano passado, mais de 1.500 pessoas estiveram diretamente envolvidas com o campeonato, movimentando a economia e o setor de turismo da cidade e região.
Ingressos
A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana a troca de alimentos por ingressos para a prova de abertura. O ingresso deve ser trocado por um quilo de alimento não perecível nas Ruas da Cidadania, nas nove Administrações Regionais da Prefeitura.