Os estudos técnicos para a implementação da TV digital no País deverão ficar prontos em 28 de dezembro, informou hoje (29) o diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), Ricardo Benneton. O executivo conversou hoje à tarde com parlamentares da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados sobre o andamento dos estudos e tirou dúvidas dos deputados sobre as vantagens do padrão digital em relação ao analógico nas transmissões televisivas.

continua após a publicidade

Concluídos os pareceres técnicos do CPQD, o Comitê Gestor – coordenado pelo ministério de Comunicações – submeterá uma proposta ao crivo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo já declarou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a expectativa do governo é apresentar um projeto oficial às empresas de radiodifusão para ser debatido em janeiro de 2006. Costa aposta que as primeiras transmissões no País da TV digital ocorrerão durante os jogos da Copa do Mundo da Alemanha, a partir de junho. Os telespectadores paulistas deverão estar entre os beneficiados.

Benetton preferiu não comentar essa expectativa de data, afirmando aos parlamentares que o trabalho do CPQD se encerrará só no fim de dezembro. "Apenas disso eu posso falar", afirmou.

Para tornar viável a mudança do padrão analógico para o digital nas transmissões de TV no Brasil, será preciso primeiro definir qual a tecnologia básica que será adotada. Estão em discussão o sistema japonês (que conta com a simpatia de Costa), o europeu e o americano, onde já existe TV digital.

continua após a publicidade

O CPQD, em parceria com 79 universidades brasileiras, está trabalhando em detalhes tecnológicos que serão agregados ao padrão digital que vier a ser importado para o País, de forma a adaptar um sistema às características brasileiras.