As fazendas dos municípios de Eldorado, Japorã e Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul, estão interditadas desde outubro de 2005 por apresentar focos da febre aftosa.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (8), o Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério da Agricultura informou que estudos recentes na região detectaram novamente o vírus da aftosa.
A interdição das fazendas foi mantida e a exportação de carne produzida nas três cidades continua proibida.
O Departamento de Saúde Animal vai intensificar a fiscalização e as ações sanitárias. Será dada atenção especial para bovinos com idade abaixo de 12 meses.
A aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. Ataca todos os animais de casco dividido, como caprinos, ovinos, bubalinos suínos e principalmente bovinos. Os animais doentes apresentam feridas na boca, nas tetas e entre as unhas. Afastam-se dos outros, babam, deixam de comer e beber.
Apesar de não ser transmitida para o homem, a epidemia de febre aftosa prejudica a venda de carne do rebanho atingido. Os países exportadores temem que restos dos animais contaminem outros rebanhos.