Estudos mantêm suspeita de febre aftosa em três municípios do MS

As fazendas dos municípios de Eldorado, Japorã e Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul, estão interditadas desde outubro de 2005 por apresentar focos da febre aftosa.

Em nota divulgada nesta quinta-feira (8), o Departamento de Saúde Animal (DAS) do Ministério da Agricultura informou que estudos recentes na região detectaram novamente o vírus da aftosa.

A interdição das fazendas foi mantida e a exportação de carne produzida nas três cidades continua proibida.

O Departamento de Saúde Animal vai intensificar a fiscalização e as ações sanitárias. Será dada atenção especial para bovinos com idade abaixo de 12 meses.

A aftosa é uma doença contagiosa, causada por vírus de rápida multiplicação. Ataca todos os animais de casco dividido, como caprinos, ovinos, bubalinos suínos e principalmente bovinos. Os animais doentes apresentam feridas na boca, nas tetas e entre as unhas. Afastam-se dos outros, babam, deixam de comer e beber.

Apesar de não ser transmitida para o homem, a epidemia de febre aftosa prejudica a venda de carne do rebanho atingido. Os países exportadores temem que restos dos animais contaminem outros rebanhos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo