Em 2020 "micro-multinacionais" usarão a infra-estrutura da internet para atuar globalmente; comunicações móveis serão baratas e onipresentes e milhares de dispositivos autônomos ou semi-autônomos estarão ligados à internet. Por outro lado, os mesmos mundos virtuais que trarão produtividade para alguns grupos, criarão uma nova geração de viciados em realidade virtual, sem contar que a privacidade estará completamente ameaçada pela disponibilidade de informação online. Este é o cenário traçado por uma previsão do instituto Pew and Internet, em conjunto com a Elon University.

continua após a publicidade

Com base em entrevistas a cientistas, futurólogos e pensadores, que foram convidados a dizer como seria a internet em 2020, o estudo projeta possibilidades dignas de um filme de ficção científica, com viciados virtuais e ataques à estabilidade da rede como a forma preferencial de ação terrorista.

A metodologia usada, no entanto, dá margem a diversas interpretações. Confrontados com uma afirmação, os especialistas devem dizer se concordam ou discordam dela e em que intensidade. Quanto a uma ligação universal do mundo, 56% dos entrevistados acreditam em uma rede difundida nos quatro cantos do planeta, contra 43% que discordam da afirmação.

Os especialistas acham que até o fim da segunda década deste século, a rede mundial permitirá o livre tráfego de dados com sistemas eficientes de autenticação e redes móveis estarão disponíveis para qualquer um no globo, a um custo extremamente baixo.

continua após a publicidade

Morte da privacidade

A privacidade em um mundo com a internet onipresente, por outro lado, está ameaçada, dizem os especialistas: 49% acham que a violação de privacidade é uma ameaça real e potencialmente destrutiva. Quanto aos ambientes virtuais de jogos, 56% dos especialistas consideram que trarão oportunidades para comunidades adeptas da tecnologia. Por outro lado, outros 56% acham que o caráter imersivo destes mundos virtuais poderá levar a usuários viciados em realidade virtual.

continua após a publicidade