Brasília – Os estudantes interessados em obter o Financiamento Estudantil (Fies) podem se inscrever a partir desta segunda-feira (6). O programa financia 50% da mensalidade em instituições privadas de ensino superior e está disponível também para bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) ? estes têm direito a 25%.
O período de inscrições termina no próximo dia 19 para os bolsistas do ProUni e no dia 26 para os demais. A principal novidade do Fies neste ano é a redução dos juros. A taxa caiu de 9% para 6,5% ao ano.
Para os alunos que cursam licenciaturas, pedagogia, normal superior ou cursos tecnológicos registrados no cadastro do Ministério da Educação, a taxa é de 3,5%, o que significa juro real zero, pois equivale à inflação. O benefício vale também para os cerca de 80 mil estudantes destas áreas que já usam o Fies, quando forem renovar o financiamento.
A redução dos juros faz parte de um pacote de medidas para melhoria da educação anunciado no mês passado, que também prevê patrocínio de estudos acadêmicos pela iniciativa privada e compra de 75.800 computadores e 7.580 impressoras para escolas de ensino médio.
Desde sua criação, em 1999, o Fies já financiou os estudos de cerca de 390 mil alunos, com investimentos acumulados de R$ 4 bilhões, segundo o MEC.
A redução dos juros do Financiamento Estudantil é uma das medidas adotadas pelo Ministério da Educação para incentivar o ensino superior. Outras são a criação do ProUni, que dá bolsa em universidades privadas sem exigir devolução do dinheiro, e a expansão universitária, que promoveu a criação e consolidação de universidades e campi.