Estudantes de todo o país fazem hoje as provas da fase inicial da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. São 10,5 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio de mais de 31 mil escolas públicas.

continua após a publicidade

Nessa primeira fase os alunos fazem uma prova objetiva com 20 questões. As provas são divididas em três níveis, para os alunos de 5ª e 6ª séries, para os de 7ª e 8ª e para os matriculados em qualquer série do ensino médio. Passam para a segunda fase 5% dos alunos que tiverem maior pontuação, de cada nível, em cada escola. A prova da etapa seguinte está marcada para 8 de outubro.

A coordenadora nacional das Olimpíadas, Maria Aparecida Neves, destaca a importância da iniciativa ao incentivar o estudo da matemática, identificar talentos entre os alunos e estimular os professores a desenvolver novas metodologias de ensino."O principal é que essas crianças estão estudando, estão procurando a aprendizagem e os professores, uma motivação maior, uma proposta pedagógica diferente daquela tradicional que é o mais importante".

Segundo Maria Aparecida, as escolas se inscrevem espontaneamente para a competição e o resultado superou as expectativas: 92% das escolas de todo o país participam. Ela revela que o Brasil tem o maior número de alunos inscritos entre países que realizam o evento, como França e Estados Unidos, este último, com 6 milhões de participantes por ano. A coordenadora afirma que Olimpíada já faz parte do calendário escolar dos Estados Unidos e essa é uma boa idéia para ser aplicada no Brasil.

continua após a publicidade

A olimpíada premia alunos, professores e escolas. Além de medalhas e menções honrosas, os primeiros 2.001 alunos classificados ganham bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos 100 melhores alunos ganham estágio de 15 dias no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As 27 melhores escolas municipais em cada estado recebem um laboratório de informática e uma escola considerada a melhor de cada uma das cinco regiões terá uma quadra de esportes.

A 1ª Olimpíada da Matemática das Escolas Públicas tem o tema Somando Novos Talentos para o Brasil e é uma parceria entre os ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação. O resultado final está previsto para novembro.

continua após a publicidade