Os investimentos e as ações de recuperação da infra-estrutura do Paraná realizados pela Secretaria dos Transportes e pelo Departamento de Estradas de Rodagem, nos últimos 24 meses, vêm apresentando resultados positivos. De acordo com levantamentos de técnicos do DER, o governo reduziu em 25% o número de quilômetros de rodovias estaduais consideradas ruins ou péssimas.

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O levantamento mostra que, no fim de 2002, 40% das estradas estaduais que cortam o Paraná estavam em situação precária. Em 24 meses de atuação com obras, serviços e intervenções na malha rodoviária houve queda do índice para 15 %. "Ainda temos muito a fazer, mas é o início dos resultados de todos os esforços feitos pelo Governo Estadual. Estamos trabalhando com o maior programa de recuperação rodoviária da história do Paraná", afirma o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.

O secretário lembra que todo esse esforço é necessário devido ao descaso da gestão anterior, que pouco investiu na conservação rodoviária, principalmente entre 98 e 2002. " Encontramos um quadro muito complicado, o Paraná vinha perdendo anualmente 700 km de rodovias", salienta Pugliesi. "Foi uma falta de respeito e um descaso total com a população, com os usuários e com o patrimônio rodoviário avaliado em R$ 10 bilhões", acrescenta.

O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, acrescenta também que a destruição da malha foi acelerada pelas altas tarifas de pedágio cobradas pelas concessionárias. "Os caminhoneiros, para fugir das tarifas extorsivas, buscam rotas alternativas e acabam utilizando as rodovias vicinais que não foram construídas nem projetadas para suportar tráfego pesado e intenso", explica.

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Recuperação

De acordo com o diretor do DER, a melhora dos índice de conservação das estradas é fruto de um amplo processo de recuperação das rodovias. "Em 2003, conseguimos estancar o processo de deterioração que havia se instalado na malha e, no ano passado, iniciamos a recuperação definitivas de todos os quilômetros que nos foram entregues destruídos", ressalta.

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Segundo Tizzot, até 2006, serão investidos recursos da ordem de R$ 800 milhões que irão proporcionar a melhoria de mais de 4 mil quilômetros de estradas no Paraná. "É um grande trabalho que vai garantir mais segurança nas rodovias de todas as regiões do Estado", destaca o diretor.

Para realizar o programa, o DER elaborou um amplo projeto utilizando recursos de diferentes fontes. " Além da utilização de recursos do próprio tesouro estadual, estamos trabalhando com financiamentos do Banco Mundial, do Detran e da Cide, conhecido como imposto sobre os combustíveis", exemplifica Tizzot.