O setor de transportes concentra a maior parte dos projetos de integração sul-americana previstos para o período de 2005 a 2010.

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José Augusto Valentem, secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes e representante do ministério na Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura Regional Sul-Americana (IIRSA) destaca entre as obras prioritárias a duplicação da BR 101 Sul, de Palhoça a Osório, que concluirá a Rodovia Mercosul ? entre Belo Horizonte, capital mineira, e Porto Alegre, capital gaúcha. O investimento previsto é de US$ 283 milhões.

Outro empreendimento considerado estratégico é o Anel Ferroviário de São Paulo, com custo estimado de US$ 300 milhões. Segundo Valente, a agenda inclui, ainda, ponte sobre o rio Itakutu, em Roraima, uma segunda ponte ligando Brasil e Paraguai (entre Presidente Franco e Porto Meira, em Foz do Iguaçu) e a ponte sobre o Rio Acre, com inauguração prevista para este ano, que ligará a rodovia Interoceânica às estradas brasileiras.

"Simultaneamente, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior trabalha construindo acordos bilaterais, negociando aliqüotas. Isso está aumentando muito as relações comerciais dentro da América do Sul e criando as condições para construir um bloco, de forma a reduzir a dependência em relação ao mercado norte-americano", avalia

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A IIRSA foi criada no ano 2000 para impulsionar o processo de integração continental e harmonizar políticas nos setores de transportes, energia e telecomunicações. Um total de 32 ações estratégicas, com custo estimado de US$ 5,2 bilhões, fazem parte da agenda consensuada de implementação para o período de 2005 a 2010.

A agenda foi assinada pelos chefes de estado sul-americanos durante a III Reunião de Presidentes da América do Sul, em dezembro do ano passado em Cuzco, no Peru. Na mesma reunião, foi criada a Comunidade Sul-Americana de Nações.

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