Um desfile com confecções paranaenses sob o olhar de estilistas do maior mercado da moda do mundo, o da França, será realizado na próxima segunda-feira (22) em Curitiba. A iniciativa com técnicos e estilistas franceses marca o início de um workshop, a ser realizado no Cietep, voltado para empresários do setor de vestuário do Brasil, especialmente do Paraná.
O evento, uma parceria da Secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Federação das Indústrias do Paraná e Codesul, já conta com a inscrição de mais de 30 empresas do Paraná, além das maiores empresas nacionais de confecção vindas de Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Interessados em participar ainda podem se inscrever.
Para a consultora de comércio exterior em empresas de vestuário, Conceição Borges, a idéia do desfile com a análise técnica dos estilistas da França representa um oportunidade única para saber se as peças produzidas no Paraná podem ganhar espaço no mercado internacional. "O objetivo do desfile e do workshop é de afinar os produtos e o processo em si de exportação do Brasil com as necessidades dos compradores franceses e europeus", afirma.
Segundo o secretário da Indústria e Comércio, Luis Mussi, números divulgados pelo IBGE, que apontam o crescimento de 7,7% da atividade têxtil no Brasil, demonstram o quanto o Paraná pode ser beneficiado. "Temos um dos pólos de confecção mais promissores do país e as exportações do setor devem ser estimuladas porque envolvem produtos com maior valor agregado", analisa.
Marcado para os dias 22 e 23, o evento contará com diversas palestras. Uma delas será proferida pelo gerente operacional da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Rossildo Faria, que vai traçar um panorama da indústria brasileira no mercado externo e destacar a importância da preparação e da capacitação das empresas locais.