Estiagem contribui para a melhor safra de uvas na história do RS

Porto Alegre – A estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul no último verão, com a falta de chuvas e umidade, acabou contribuindo para a produção da melhor safra de uvas de todos os tempos no estado, em qualidade. A conclusão foi unânime entre os degustadores que participaram, em Bento Gonçalves, na região da Serra Gaúcha, da 23ª edição de Avaliação Nacional de Vinhos.

No evento, 84 vinícolas de 23 cidades brasileiras apresentaram para avaliação 368 amostras de vinhos brancos e tintos. Segundo o presidente da Câmara Setorial do Vinho, Hermes Zanetti, os degustadores se surpreenderam com a qualidade, especialmente dos vinhos tintos.

Na opinião do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/RS), Jorge Tonietto, as condições climáticas, somadas à aplicação de novas tecnologias no manejo dos vinhedos, resultaram em uma safra excepcional.

Segundo o enólogo Adriano Miolo, "com menos umidade, houve uma concentração maior de açúcar e de substâncias orgânicas e minerais na formação da fruta, resultando, sem dúvida, na safra de melhor qualidade de todos os tempos" no Rio Grande do Sul.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo