Estão abertas as inscrições para exames supletivos no Japão

Os brasileiros que interromperam seus estudos no Brasil para trabalhar no Japão já podem se inscrever nos exames supletivos de ensino fundamental e médio. Os interessados em concluir o ensino básico naquele país, obtendo um diploma válido no Brasil, poderão fazer as inscrições até o dia 26 de setembro nos consulados brasileiros em Tóquio e Nagóia, ou ainda pela internet, no endereço: www.pr.gov.br/deja. As provas serão realizadas em novembro.
É a quarta vez que o Brasil organiza exames supletivos públicos fora do país e, como nas outras vezes, a coordenação de todo o processo é da Secretaria da Educação do Paraná, através do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (Deja). A iniciativa é resultado de acordos feitos entre o Ministério da Educação, a embaixada brasileira no Japão e a Secretaria da Educação do Paraná.
A expectativa é que 3.500 pessoas inscrevam-se para fazer o exame, cerca de 20% a mais do que em 2001. “A cada ano vem crescendo muito a participação nos exames supletivos no Japão”, afirma Maria Aparecida de Freitas, responsável pela coordenação das provas no Departamento de Educação de Jovens e Adultos da secretaria. Na primeira edição, em 1999, houve 800 inscritos.
“O exame é uma forma de garantir aos brasileiros residentes no exterior o reconhecimento dos estudos, permitindo, inclusive, a participação em processos seletivos para ingresso em cursos superiores, sem maiores dificuldades”, acrescenta Maria Aparecida. Atualmente, há mais de 200 mil brasileiros trabalhando no Japão.
Inscrições ? A idade mínima para participar dos exames é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio. Os candidatos deverão apresentar o passaporte ou o original da carteira de identidade no momento da inscrição.
As provas vão avaliar as competências e habilidades dos alunos de acordo com os parâmetros curriculares nacionais.
A taxa de inscrição é de 3.000 ienes (cerca de R$ 80) e pode ser recolhida nas agências do Banco do Brasil em Tóquio, Nagóia, Hamamatsu, Gunma, Gifu, Ibaraki e Nagano; na agência do Banespa em Tóquio ou no Consulado Geral do Brasil em Tóquio.
A Secretaria da Educação do Paraná enviará as notas dos exames à Embaixada do Brasil em Tóquio até o dia 28 de fevereiro de 2003. O resultado será divulgado na página www.pr.gov.br/deja.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo