O Estaleiro BrasFels lançará na manhã de hoje (23), no mar de Angra dos Reis, litoral sul fluminense, a segunda parte do casco da plataforma P-51 ? encomendada pela Petrobras para operar na Bacia de Campos, a maior província petrolífera do país. O secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, afirmou que a operação é inédita no país.
?O casco da plataforma é formado pela junção de duas estruturas em forma de um C. A junção destas duas estruturas, que ocorrerá ainda este ano, é um fato inédito na história da indústria naval e offshore brasileira e é uma demonstração da capacidade técnica dos estaleiros fluminenses?, explicou Victer.
A plataforma P-51 é a primeira unidade do tipo semi-submersível a ser construída integralmente no país. O índice de nacionalização (ou seja de equipamentos e serviços nacionais usados na construção) chega a cerca de 70%.
A unidade vai operar no campo de Malin Sul, na Bacia de Campos, com entrada em operação prevista para fevereiro de 2008, quando produzirá a plena carga 180 mil barris de petróleo por dia, além de comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás natural.
A plataforma está sendo construída ao custo de quase US$ 900 milhões, paralelamente à P-52, também no estaleiro BrasFels, produzirá os mesmos 180 mil barris de petróleo por dia, mas entrará em operação um ano antes: início de 2007.