O embaixador dos EUA, John Bolton, disse que seu país e a França alcançaram um acordo sobre uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para colocar um fim nos combates entre Israel e o Hezbollah, no Líbano. O gabinete do presidente da França Jacques Chirac confirmou que um acordo foi alcançado.

continua após a publicidade

Uma fonte disse que o esboço da resolução pede a "total suspensão da violência" entre Israel e o Hezbollah, mas vai permitir ao governo israelense o direito de reagir se for atacada pelo grupo militante. Segundo essa fonte, o documento não pede a suspensão imediata da violência. Essa parece ser a principal vitória dos EUA e de Israel. A França e outras nações vinham exigindo a suspensão imediata da violência, sem condições prévias, como um caminho para levar a região de volta à estabilidade.

O palácio presidencial francês em Paris disse que um acordo foi alcançado sobre uma resolução que busca a total suspensão das hostilidades e que trabalha em direção a um cessar-fogo permanente e uma solução de longo prazo. Bolton disse que a resolução seria a primeira de duas. O embaixador dos EUA junto à ONU disse que uma das resoluções lida com a questão imediata dos combates. A segunda, provavelmente vai detalhar uma agenda política maior para a paz entre Israel e o Hezbollah. "Estamos preparados para continuar a trabalhar amanhã com objetivo de fazer progressos sobre a adoção da resolução, mas alcançamos um acordo e estamos agora prontos para agir", disse Bolton.

continua após a publicidade