Cinco estados das regiões Sul e Sudeste continuam se destacando nas exportações das micro e pequenas empresas. São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais estão na frente quando o assunto é exportação. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (21), pelo Sebrae e pela Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), as microempresas desses estados responderam por 75,7% das exportações realizadas pelo segmento no País e as empresas de pequeno porte localizadas nesses regiões foram responsáveis por 81,6% das vendas efetuadas pelos pequenos negócios brasileiros ao exterior.

continua após a publicidade

A pesquisa ?As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira ? Brasil e Estados, 1998/2004? foi realizada com 11.976 empresas industriais, sendo que 7.443 são de micro e pequeno porte.

O levantamento destaca a importância da participação da exportação de micro e pequenas empresas para o desenvolvimento de estados como Roraima e Acre. As vendas externas dos pequenos negócios representaram 66,3% e 38,8% do total exportado, respectivamente, por cada localidade. Rondônia e Piauí também tiveram atenção especial por computarem a participação das micro e pequenas empresas em suas exportações, o que atingiu 29,4% do total exportado no primeiro estado e 12,1%, no segundo.

Entre os produtos comercializados com outros países, os manufaturados responderam pela maior parcela das exportações das micro e pequenas empresas, com 83,2% e 79,7%, respectivamente. Já os semimanufaturados representaram 10,2% e 13,1% para as micro e as pequenas empresas, resultado que difere inversamente ao que foi exportado pelas indústrias de grande porte, onde a parcela relativa aos produtos manufaturados é inferior (59,8%).

continua após a publicidade

Ainda com relação aos produtos exportados, as microempresas dos setores de calçados tiveram maior participação (7,2%), seguidas pelas dos setores de madeira serrada (6,9%), móveis (5,4%), vestuário feminino (3,8%) e pedras preciosas ou semipreciosas (2 9%). Estes produtos correspondem a 30% das vendas efetuadas pelo segmento em 2004, sendo que os três primeiros também foram os que ganharam destaque junto às pequenas empresas exportadoras ? madeira serrada (9,5%), móveis (7,1%) e calçados (5,1%).