Brasília – A frente fria que chegou em alguns estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul amenizou os focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Paraná, que enfrentaram focos de incêndio durante toda a semana passada, e estavam sob alerta de baixa umidade relativa do ar (menor que 30%), podem enfrentar chuvas, garoa e tempo frio até a próxima terça-feira, quando o tempo deve abrir na região.
De acordo com o Inmet, é incomum a presença de ar seco nessa época do ano no Rio de Janeiro e no Paraná.
Apesar da frente fria nesses estados, ainda há focos de incêndio no norte do Mato Grosso, sul do Pará, Tocantins, Bahia e parte de Goiás.
O último mapeamento feito por satélite pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) ontem à noite constatou a presença de 249 focos de incêndio em todo o país. Mato Grosso, com 92 focos; Pará, com 53, e Tocantins, com 39, são os estados que mais apresentam focos de incêndio atualmente.
O satélite mapeou focos de incêndio também em Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Piauí.
De acordo com o Inmet, a massa de ar seco ainda fica nessas regiões pelos próximos três dias, favorecendo, ainda, a ocorrência de focos de incêndio. Não há previsão de chuva para esses locais. Mesmo assim, a umidade relativa do ar, que até ontem estava em torno de 20% nesses estados, deve aumentar, ficando próximo de 30% nas áreas mais quentes.
Enquanto o Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país enfrentam seca e focos de incêndio, a região Sul enfrenta o frio. O Rio Grande do Sul está sob alerta de queda de temperatura e geada. Os termômetros registraram temperaturas mínimas abaixo de zero na região. Em Passo Fundo foi registrada temperatura de menos 1,5º e em Bom Jesus, na serra gaúcha, menos 2.2º. Em Lages (SC), a temperatura registrada foi de menos 0.8º.