As polícias Militar e Civil, Receita Federal, Receita Estadual e Polícia Federal já abordaram 706 pessoas durante a Operação Centopéia. A ação conjunta no Paraná começou às 8 horas. A Operação Centopéia é uma ação policial com o objetivo de combater todo tipo de crime e irregularidade nas estradas do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, pertencentes ao Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). A operação é coordenada pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, chefe do Conselho de Segurança Pública do Codesul.

continua após a publicidade

A ação já resultou em quatro prisões, três delas de pessoas que estavam dentro de um veículo roubado. A outra prisão, o motorista estava com a documentação falsa do veículo que dirigia. No Paraná, 17 veículos foram apreendidos. A maioria por irregularidades nos documentos.

Mais de 160 policiais trabalham na operação. A polícia formou blitze e barreiras em, pelo menos, sete estradas em diferentes municípios do Estado para combater o tráfico de drogas, roubo de cargas, furto e roubo de veículos, contrabando e descaminho, entre outros tipos de crimes.

De acordo com o secretário, esta operação é uma demonstração de que o combate à criminalidade não se faz isoladamente. ?O Paraná não está trabalhando sozinho. Os demais do Codesul estão juntos para combater o crime?, ressaltou Delazari.

continua após a publicidade

Codesul

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) foi criado há 45 anos, através de convênio entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com o objetivo de buscar soluções aos históricos problemas de desequilíbrio regional no país. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o Conselho, o que fortaleceu a integração e a reivindicação conjunta dos estados.

continua após a publicidade

O Codesul desenvolve, também, relações internacionais, para promover a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul, por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva da Região Sul nesse mercado, em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infra-estrutura, turismo e tecnologia.