A estação tubo Sebastião Paraná, na Avenida República Argentina, foi desativada na manhã desta terça-feira para a realização das obras de recuperação das placas de concreto instaladas junto à estação. A recuperação das placas e a implantação de bordas de concreto entre o pavimento rígido (concreto) e o flexível (asfalto) estão sendo feitas nas estações do Eixo Sul.
Os passageiros que utilizam as linhas Pinheirinho – Rui Barbosa e Santa Cândida – Capão Raso e que normalmente embarcam e desembarcam na estação Sebastião Paraná poderão optar pela estação Vital Brasil, a mais próxima. As obras na estação Sebastião Paraná deverão durar quinze dias.
As equipes trabalham também junto à estação tubo Silva Jardim, entre as avenidas Silva Jardim e Iguaçu, próximo à Praça do Japão. Os ônibus continuarão desviando pela pista lenta enquanto durarem as obras. Neste caso os passageiros estão se deslocando para a estação Petit Carneiro, próximo à Avenida Getúlio Vargas, ou para a estação Bento Viana para o embarque ou desembarque.
No último domingo, dia 14, foi concluída a primeira grande etapa das obras, entre os terminais Pinheirinho e Capão Raso, onde as estações tubo Pedro Gusso, José C. Bettega, Santa Regina e Ouro Verde foram desativadas para as obras de recuperação. Desde domingo estas estações voltaram a funcionar normalmente.
Do Portão ao Capão Raso
Os passageiros das três linhas que passam pelo Eixo Sul – Pinheirinho – Rui Barbosa, Santa Cândida – Capão Raso e Circular Sul – e que precisarem se deslocar entre os terminais Portão e Capão Raso terão a opção do alimentador Portão – Capão Raso, que terá o seu itinerário pela pista lenta e intervalos de dez em dez minutos. Por causa da passagem dos ônibus na pista lenta será necessário bloquear alguns trechos onde há áreas para o estacionamento de veículos.
Mesmo com a desativação das estações, os cobradores estão disponíveis para dar informações aos usuários. Nos primeiros dias de cada alteração, os fiscais da Urbs nos terminais e ao longo do corredor sul, também orientam os passageiros. As informações sobre as alterações são divulgadas ainda por meio de cartazes nos ônibus e tubos.
A Urbs orienta os usuários do Eixo Sul, que utilizam as linhas Pinheirinho – Rui Barbosa, Santa Cândida – Capão Raso e Circular Sul, para que observem os informativos e saibam quais as modificações que serão adotadas durante as próximas etapas das obras.
As obras que começaram pelo Terminal Pinheirinho se estenderão até a Praça Osvaldo Cruz e vão custar R$ 900 mil. A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Obras.
A recuperação do Eixo Sul era necessária porque houve formação de desníveis e buracos em alguns pontos no trecho de transição entre o asfalto e o concreto. O asfalto será também recomposto nos pontos danificados. Estas obras vão oferecer mais conforto aos passageiros que utilizam o sistema de transporte no corredor sul.
A próxima grande etapa começa na sexta-feira e as obras serão feitas entre o Terminal Portão e Capão Raso. Três estações tubo serão desativadas para esta fase das obras e, assim como aconteceu no primeiro trecho, os ônibus desviarão pela pista lenta. Estarão desativadas as estações Itajubá, Hospital do Trabalhador e Herculano Araújo.