O Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões e o Sindicato dos Empresários e Produtores de Espetáculos do Paraná, realiza na próxima sexta-feira (30) a premiação da 27ª Edição/2006 do Troféu Gralha Azul. A cerimônia de entrega dos prêmios começa às 21h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Seis espetáculos do Festival Teatro de Curitiba estão concorrendo ao Troféu Gralha Azul, nas categorias Espetáculo e Espetáculo para Criança. Os concorrentes são A Queda, Graphic, Werther, O Trenzinho do Caipira, Os Saltimbancos e Tuíke.

continua após a publicidade

O evento conta com uma Comissão Nacional formada por jornalistas profissionais da área de cultura. Soraia Belusi (Jornal o Tempo, de Minas Gerais), Miguel Anunciação (Jornal Hoje Em Dia, de Minas Gerais) e Ivana Moura (Jornal Diário de Pernambuco), fazem parte do grupo e já estão em Curitiba para assistir aos espetáculos e contribuir para a escolha do vencedor.

As notas da Comissão Nacional serão somadas às da Comissão Julgadora, formada por Raquel Rizzo, Annunciada Oswald, Mônica Drummond, Sidne Gaspar e Victor Aronis. A secretaria executiva está a cargo de Célia Regina Polydoro e Gilmarise Esther Gulicz, com assessoria de Yara Sarmento. O vencedor na categoria Espetáculo receberá, além do Troféu Gralha Azul, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Troféu Gralha Azul é a única premiação oficial aos profissionais de teatro do Paraná. A premiação aos melhores do teatro paranaense foi criada em 1974 pela Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões no Estado do Paraná, como reconhecimento e incentivo ao trabalho dos profissionais da área. A estatueta do Troféu Gralha Azul foi criada pelo artista plástico Ivens Fontoura, em 1976.

continua após a publicidade